Alto de Coutos


> História do Bairro


Alto de Coutos
É um bairro no Subúrbio Ferroviário, em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Coutos (popularmente chamado de Alto de Coutos, em função de nesta rua situar-se o final de linha de ônibus)
 

Localização
Coutos estende-se por uma pequena cadeia de morros que fica entre os bairros de Paripe e Periperi.
 
Histórico
Desenvolveu-se após o loteamento de uma antiga fazenda e teve seu crescimento demográfico rapidamente verificado após a fundação do CIA (Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 60 e 70), quando várias famílias do interior migraram para a capital em busca de emprego.
A criação da Avenida Suburbana também contribuiu para o crescimento do bairro. Hoje possui uma população superior a 5.000 habitantes
Mesmo com o crescimento exagerado e não planejado, Coutos ainda é um dos bairros mais arborizados de Salvador, onde a maioria das casas possui um quintal com várias árvores, contribuindo para o ar puro e interiorano do bairro.
 
Características
Pode ser dividido nas seguintes áreas: Parque Setúbal,Bela-Vista, Jauá e Final de Linha (rua Alto de Coutos), sendo que o primeiro e o últimao abrigam o comércio local, composto por pequenos armazéns, padarias, bares, quitandas, locadoras de vídeo e algumas pequenas lan-houses.
Alto de Coutos possui uma população composta por pessoas vindas principalmente de pequenas cidades do interior da Bahia, remanescentes de comunidades Ciganas e uma expressiva quantidade de Cearenses e Sergipanos.
Conta com apenas um posto policial, mesmo assim não registra um índice alarmante de violência comparada a outros bairros de Salvador. Lá ainda é possível ver famílias jogando baralho em frente às suas casas, crianças brincando pelas ruas e casas com portas abertas. Não conta com nenhuma praça, clube recreativo ou quadra de esportes, o que obriga os seus jovens buscarem alternativas de lazer nos bairros vizinhos.
 
Ostenta uma das mais privilegiadas vistas da Baía de Todos os Santos, mas, amarga problemas sociais sérios como falta de saneamento básico, falta de opções de lazer, falta de escolas de ensino médio e transporte satisfatório. Nesse último quesito, mesmo fazendo parte do subúrbio ferroviário de Salvador e contando com uma estação de trem, esse transporte só beneficia à parte baixa do bairro (ao longo da avenida suburbana), pois a maioria da população é espalhada pelos morros que compõe o bairro, tornando o deslocamento de quase 2km até a estação de trem praticamente inviável para a grande maioria da população.
 
 
Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre. (adaptado)

Comentários

  1. * izaque santana de deus says:

    poxa sou morador do barrio de alto de coutos a 25 anos e me sinto muito feliz de poder morar neste barrio apesar de todos os poblemas que passamos no dia adia moro na rua muniz travasso e sempre que posso entro no site para olhar sobre meu barrio te amo alto de couto

    | Resposta Publicado 4 years, 2 months ago
    • * NEIDOCA says:

      SAI DE SALVADOR Á 14 ANOS ATRÁS, SEMPRE QUE POSSO VOU VISITAR MINHA FAMILIA, LEMBRO DE QUANDO BRINCAVA COM MEUS IRMÃOS E COLEGAS NA RUA.
      20 DE OUTUBRO, TODOS ERAM COMO UMA FAMILIA, E TODOS SEMPRE ESTAVAM DISPOSTO A AJUDAR UNS AOS OUTROS..
      NA SEXTA FEIRA SANTA ERA UMA TRADIÇÃO SEMPRE HAVIA TROCA DE PRATOS, E NO SÃO JOÃO ENTÃO AQUELA FARRA, FOGUEIRA MILHO ASSANDO, AMENDOIM COZIDO E ENTRE OUTRAS IGUARIAS MARAVILHOSAS.
      HOJE FICO TRISTE PORQUE NA MINHA EPOCA NÃO TINHA ESTA VIOLÊNCIA DE HOJE, MINHA CASA SEMPRE FICAVA ABERTA, ATÉ POR CAUSA DO CALOR, RSRS.
      SEMPRE TINHA UM CAFEZINHO FRESQUINHO QUE MINHA VÓ PREPARAVA PARA OS VIZINHOS, QUE SEMPRE TOMAVAM O CAFÉ E CONTAVAM UM CASO OU PILERA COMO COSTUMAVAM FALAR.
      ESPERO QUE ESTA RAPAZIADA QUE ESTÃO CHEGANDO APROVEITE A JUVENTUDE JOGANDO BOLA,BRINCAR DE GUDE, FURA PÉ, SUBIR NO PÉ DE GOIARERA E NO PÉ DE MANGUEIRA E BRINQUEM DE PEGA PEGA, ESCONDE ESCONDE. É TÃO BOM LEMBRAR DE COISAS BOAS QUE CURTI NO MEU BAIRRO.RAPAZIADA TEM UM DITADO QUE DIZ: SE CONSELHO FOSSE BOM NÃO SE DAVA VENDIA. MAS VOU DAR MESMO ASSIM. ESTA VIOLÊNCIA DE HOJE NÃO LEVA A NADA, RESPEITEM SUA FAMILIA,CURTAM OS AMIGOS, ESTUDEM MUITO PORQUE ESTUDO É A NOSSA BASE FORTE DE UM FUTURO MELHOR.
      ESPERO ESCUTAR BOAS NOTICIAS DE MINHA CIDADE NO JORNAL E NÃO SO VIOLÊNCIA.

      | Resposta Publicado 2 years, 9 months ago
      • * altodecoutos says:

        Olá Neidoca
        Os tempos são realmente outros, mas temos que estarmos sempre caminhando para o caminho do bem.
        Obrigada pelas palavras! ;D

        | Resposta Publicado 2 years, 8 months ago


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: